h1h2h3h4h5

CBH-PCJ comemora os 20 anos de instalação

PremioYara 3a-Edicao Nov2013 F02
Deputado Mendes Thame, Presidente do CBH-PCJ
nos mandatos 1993-1995 e 1995-1997, falando aos presentes.

 

 

Evento comemorativo aos 20 anos dos Comitês PCJ homenageou personalidades que atuam na gestão há décadas


No dia 22 de novembro, nas dependências do Espaço Beira Rio em Piracicaba, foi realizada uma cerimônia que homenageou os 20 anos dos Comitês PCJ - 20 anos do CBH-PCJ; 10 anos do PCJ FEDERAL e 5 anos do CBH-PJ. Com a presença dos ex-dirigentes e a atual diretoria dos Comitês PCJ, a celebração contou com personalidades que trabalham pela gestão dos recursos hídricos nas Bacias PCJ.

Entre os presentes estavam, o deputado federal, Antônio Carlos de Mendes Thame, que foi o 1º presidente do PCJ e atuou por dois mandatos (1993-1995/1995-1997) e que durante sua fala comentou: “O maior mérito da instalação do Comitê PCJ foi ter nascido da vontade e decisão das bases da sociedade civil organizada, inconformada com a situação existente e respaldada na abertura política que propiciou o resgate da participação popular na discussão e encaminhamento de soluções para problemas prioritários”.

Outro ex-presidente homenageado foi o ex-prefeito de Limeira, Pedro Teodoro Kühl, que presidiu o CBH-PCJ entre 1997-1999, Pedro Teodoro, comenta que: “o principal desafio quando assumi a presidência do Comitê foi dar continuidade ao excelente trabalho iniciado pelo hoje deputado federal Mendes Thame. O empenho de todos que trabalharam comigo, principalmente Eduardo Paschoalotti (vice-presidente) e o secretário Rui Brasil, permitiu a continuação da estruturação do comitê e viabilizou inúmeros projetos que vieram a favorecer as cidades que compõem a nossa bacia”.

O ex-prefeito de Rio Claro, Claudio Antonio di Mauro, que presidiu o CBH-PCJ entre 1999 e 2001; 2001 e 2003; 2003 e 2005, também foi homenageado por sua passagem pelos Comitês e frisou que: “em verdade, fui Presidente do CBH-PCJ e depois conjuguei com o PCJ FEDERAL. Em primeiro lugar, tivemos que construir a aproximação entre os Comitês PCJ e o Consórcio PCJ. Prefeitos de Valinhos (Vitório Antoniazzi), Piracicaba (Humberto de Campos) e Rio Claro (Cláudio Di Mauro), tivemos a enorme colaboração do Comitê para atuar de maneira integrada. Esse clima amistoso e de compreensão foi indispensável para todas as realizações do período em que fui presidente”.

O ex-prefeito de Atibaia, atualmente deputado estadual e ex-presidente do CBH-PCJ (2005-2007/2007-2009), José Roberto Tricoli, encaminhou uma mensagem enfatizando que: “parabenizo a todos por estes 20 anos. E, enfatizo que, com certeza o principal desafio durante minha gestão foi a implantação da cobrança pelo uso dos recursos hídricos. O trabalho de conscientização realizado pelos Comitês PCJ em todos os municípios foi decisivo para que a cobrança fosse implantada. Inclusive registramos com foto quando o primeiro cheque da cobrança foi entregue aos Comitês. Foram seis anos de debates até chegarmos ao modelo ideal. Na verdade, o trabalho foi tão bem planejado e justo que a cobrança fez todos os atores envolvidos se empoderarem de uma ação efetiva para melhorar ambientalmente as condições naturais dos rios que compõem as Bacias PCJ. Com certeza tenho muito orgulho de ter feito parte dessa história no momento que estava como presidente”.

O ex-prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, também foi homenageado, por sua relevante atuação nos Comitês PCJ. Em sua fala, Barjas – que esteve à frente dos Comitês por dois mandatos (2009 e 2011/2011 e 2013), disse: “Os Comitês PCJ, são, reconhecidamente, o Parlamento das Águas: as decisões são tomadas de forma consensual, todos participam e estabelecem suas decisões em plenário, sendo, portanto, um sistema que permite a construção de alternativas para a melhoria do sistema de gerenciamento de recursos hídricos nas Bacias PCJ como um todo, abrangendo o território de 76 municípios. Logo, o presidente precisa acompanhar todas as tomadas de decisões e o andamento dos trabalhos, de forma articulada com todos os prefeitos das cidades que compõem as Bacias, a fim de atender as demandas e atingir as metas que estão dispostas no Plano das Bacias PCJ, documento que norteia as decisões dos Comitês PCJ”.

E, ainda, o atual presidente do CBH-PCJ e PCJ FEDERAL, Gabriel Ferrato dos Santos, o prefeito de Piracicaba, anfitrião da noite, agradeceu a todos, comentando que: “esta noite, podemos dizer que estamos comemorando os resultados de muito trabalho. Muitos das senhoras e dos senhores presentes aqui, atuam na área há mais de 20 anos, pois, foi preciso uma articulação anterior à instalação do primeiro comitê para que pudéssemos ter as tomadas de decisões que nortearam os rumos da gestão dos recursos hídricos nas Bacias PCJ. E, mais precisamente este local em que estamos nos remete a um fato histórico muito significativo, porque eu, juntamente com várias pessoas que estão neste evento, estávamos presentes aqui na Praça do Protesto Ecológico quando fizemos ato pela melhoria das condições do rio Piracicaba. E, portanto, este tema nos preocupa e nos move há muitos anos, e porque sabemos que esta é uma luta importante para as cidades que compõem a grande região, chamada de Bacias PCJ”.

E, além dos ex-presidentes citados, foram homenageados ainda, aqueles que participaram da criação e instalação do Comitê Mineiro, entre eles, o ex-prefeito de Camanducaia, Célio de Faria Santos, que encaminhou uma mensagem com a seguinte fala: “vários fatos marcaram a minha passagem no CBH-PJ e destaco, entre eles, a convivência com pessoas cuja missão é buscar sempre a reestruturação do Sistema de Gestão dos Recursos Hídricos nas Bacias PJ e PCJ. É impossível falar do CBH-PJ sem interligá-lo ao CHB-PCJ e PCJ FEDERAL, mas o que se destacou em nossos trabalhos foi a cobrança pelo uso da água dentro de uma visão mais estratégica e futurista. Com ela, tornou-se possível visualizar mais investimentos na região das Bacias PCJ. Destaco, ainda, o desenvolvimento do Plano de Bacias, que contemplou o enquadramento dos corpos d'águas, que viabilizou uma gestão descentralizada e participativa, tornando este procedimento possível junto aos Conselhos de Recursos Hídricos. Finalmente, enfatizo as dificuldades financeiras e limitações de recursos, que, apesar disto, trouxeram bons resultados, ainda que parciais”.

O atual presidente do CBH-PJ, Jefferson Benedito Rennó, esteve em Piracicaba prestigiando o evento e em sua fala destacou que: “a porção mineira banhada pelas águas dos Rios Jaguari, Camanducaia Mineiro e Camanducaia Paulista, engloba cinco municípios integrantes das Bacias PCJ, constituindo o comitê mineiro, do extremo sul de Minas Gerais, o CBH-PJ, o qual tenho a grata alegria de presidir. Nossos cinco municípios tinham demandas que felizmente estão sendo sanadas face ao trabalho integrado dos Comitês PCJ (o CBH-PCJ, o PCJ FEDERAL e o CBH-PJ). Estávamos sedentos por este ânimo que nos levou a acreditar que juntos podíamos crescer. E, era preciso, tornar a qualidade de vida nos nossos municípios, Camanducaia, Extrema, Toledo, Itapeva e Sapucaí Mirim, cada vez melhor. Os investimentos que precisávamos foram suplantados pelos recursos das cobranças PCJ e por muito trabalho e força de vontade dos integrantes dos Comitês PCJ, e da equipe da Agência PCJ”.

Todos os ex-presidentes e outros membros da antiga e da atual diretoria foram lembrados com especial carinho pelos presentes, sendo que aqueles que não estiveram presentes foram citados por seus colegas durante os discursos que lembraram sempre a luta e a dedicação de todos.

Vale ressaltar que secretário-executivo, Rui Brasil Assis, comentou que: “considero o período de 1992 até o início de 1999, quando tive a oportunidade de participar ativamente do processo de organização, instalação e funcionamento do então CBH-PCJ, como um dos mais importantes da minha vida profissional. O desafio era estimulante na medida que quase tudo era novidade, mas a responsabilidade pelo pioneirismo sempre pesou muito em toda equipe envolvida”.

E, por fim, o atual secretário-executivo dos Comitês PCJ, Luiz Roberto Moretti, agradeceu a equipe envolvida no trabalho e salientou: “Não somos uma ilha. Precisamos ter consciência e atitudes integradas. Estamos felizes por esta noite e muito grato aos nossos colegas que nos ajudam a realizar este trabalho tão importante para toda a sociedade que fazemos”.