VIII Seminário de Saúde Ambiental “Assegurando a Jornada da Água – do Manancial ao Consumidor” – 29/10/25

A Câmara Técnica de Saúde Ambiental (CT-SAM) dos Comitês PCJ realizará no dia 29/10/25, das 8h30 às 13h00, o VIII Seminário de Saúde Ambiental “Assegurando a Jornada da Água – do Manancial ao Consumidor”.

O VIII Seminário de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ propõe uma reflexão técnica e estratégica sobre os desafios e soluções para assegurar a qualidade da água destinada ao consumo humano em toda sua trajetória, ou seja, dos mananciais até a torneira do consumidor. Com base na atuação da CT-SAM, o evento reforça a importância da gestão integrada e intersetorial, alinhando políticas públicas, inovação tecnológica e governança dos recursos hídricos para garantir segurança da água frente às mudanças climáticas, eventos extremos, pressões antrópicas e desigualdades territoriais.

Nesta edição, o tema “Assegurando a Jornada da Água” será discutido em 3 mesas temáticas que dialogam com a Política de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ, sendo estas: “Políticas Públicas de Mananciais para Abastecimento de Água”; “Tecnologias de Tratamento de Água”; “Gestão dos Recursos Hídricos e Segurança no Saneamento”. 

O evento também prevê a realização do momento “Pitch da Água” em que os interessados podem se inscrever para apresentar brevemente boas práticas, projetos-piloto, tecnologias sociais ou soluções comunitárias que promovam segurança da água ao longo da jornada do manancial ao consumo.

            O evento é gratuito e para participar é necessário realizar inscrição, conforme links abaixo:

O evento será realizado presencialmente no Auditório da DAE Jundiaí. Endereço: Avenida Alexandre Ludke, 1500 – Vila Bandeirantes – Jundiaí/SP.

Dúvidas sobre o evento podem ser encaminhadas para a coordenação da CT-SAM dos Comitês PCJ, através do e-mail: ctsam@comites.baciaspcj.org.br.

 

Programação 

8h30 – 9h00 | Café de boas-vindas  

9h00 | Abertura Institucional 

Sergio Razera 

Diretor-Presidente da Agência das Bacias PCJ 

Denis Herisson da Silva 

Secretário-executivo do CBH-PCJ e do PCJ FEDERAL 

Luiz Roberto Del Gelmo 

Presidente da DAE Jundiaí 

Roseane Maria Garcia Lopes de Souza 

Coordenadora da CT-SAM dos Comitês PCJ 

 

9h30 – 10h30 | Mesa Redonda I – Políticas Públicas de Mananciais para Abastecimento de Água: Planejamento, proteção e uso sustentável dos mananciais. 

Moderador: Diego de Oliveira Pinto – SANASA – membro da CT-SAM  

Palestra 1: Violência ambiental em mananciais: evidências científicas e sugestões para a gestão.

Afonso Peche, Pesquisador científico (Instituto Agronômico de Campinas – IAC)

Palestra 2: Instrumentos Jurídicos e normativos para a proteção de Mananciais e da segurança hídrica. 

Alexandra Facciolli Martins, Promotora de Justiça (Gaema Piracicaba) 

 Palestra 3: A Força da Governança Coletiva: O papel dos Comitês PCJ na gestão dos mananciais. 

Sergio Razera, Diretor-Presidente da Agência das Bacias PCJ 

 

10h30 – 11h30 | Mesa Redonda II – Tecnologias de Tratamento de Água: Inovação, qualidade e eficiência operacional. 

Moderadora: Karen Cristina Tasaka – DAE Jundiai – membro da CT-SAM 

Palestra 1: Inovação 4.0 no Tratamento de Água: Tecnologias para o Futuro do Consumo Humano. 

Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho (Escola Politécnica da USP) 

Palestra 2: Água Reciclada Purificada Potável: Tecnologia, Segurança e o Futuro do Reuso. 

Prof. Dr. José Carlos Mierzwa (Escola Politécnica da USP) 

 

11h30 – 12h30 | Mesa Redonda III – Gestão dos Recursos Hídricos e Segurança no Saneamento: Governança, controle da qualidade da água e ações preventivas. 
Moderador: Adam Pinto – Superintendente da FUNASA-SP 

Palestra 1: Plano de Segurança da Água: a base para a segurança do saneamento e a proteção da saúde ambiental. 

Roseane Maria G. L. de Souza – ABESSP  e Coordenadora da CTSAM – Comitês PCJ 

Palestra 2: Regulação e melhoria contínua: a atuação da ARESPCJ nos sistemas de abastecimento de água

Rodrigo Lopes de Freitas Leitão – Diretor Técnico- Operacional – ARESPCJ 

Palestra 3: Doenças relacionadas ao saneamento inadequado (DRSAI). 

FUNASA  

 

12h30 – 13h00 | Pitch da Água: Apresentações dos Resumos Selecionados 

Moderadora: Profa. Dra. Cassiana Maria Reganhan Coneglian – FT/UNICAMP e Coordenadora Adjunta CT-SAM  

Formato: Apresentações rápidas de no máximo 3 minutos de boas práticas, projetos-piloto, tecnologias ou soluções comunitárias que promovam segurança da água ao longo da jornada do manancial ao consumo, desenvolvidos nos municípios da Bacia PCJ. 

Objetivo: Valorizar e divulgar iniciativas inovadoras ou replicáveis desenvolvidas por universidades, operadores, municípios ou organizações da sociedade civil que contribuam para a segurança da água.  

 

13h00 | Encerramento